Considerações no treino da consciência fonológica


  • A CF é muito importante para a aprendizagem posterior da leitura e da escrita, pelo que a implementação de estratégias promotoras desta capacidade é essencial, tanto em contexto de jardim-de-infância como nas escolas de 1º ciclo (Viana, 2006);
  • É essencial que os educadores/professores conheçam as principais etapas do desenvolvimento da CF, através do contacto com um TF, para poderem mobilizar as estratégias pedagógicas mais eficientes para compensar défices de CF previamente existentes nas crianças, evitando o insucesso escolar (Alves, Freitas, & Costa, 2007; Schuele & Boudreau, 2008; Viana, 2006);
  • Em idade pré-escolar é importante desenvolver actividades de discriminação auditiva, rimas infantis e contos rimados, pois permitem trabalhar, de forma lúdica, a CF, o vocabulário e a memória auditiva. Com estes jogos, as crianças começam a reflectir sobre a estrutura da linguagem oral e a analisar a língua nos seus constituintes sonoros: discurso – palavras – sílabas – fonemas (Alves, Freitas, & Costa, 2007; McLean, Bryant & Bradley, 1987; Viana, 2006);
  • As actividades realizadas em grupo aumentam a curiosidade, participação e interesse das crianças (Yopp, 1992);

  • A ponte para os símbolos gráficos deve ser efectuada quando as crianças identificarem as sílabas e fonemas na oralidade (Alves, Freitas, & Costa, 2007);

  • A colaboração entre o professor e o TF é crucial, para se adaptar correctamente os exercícios aos alunos a quem se destinam e aumentar gradualmente a sua complexidade, no que respeita ao grau de dificuldade dos exercícios e estímulos linguísticos (Alves, Freitas, & Costa, 2007; Schuele & Boudreau, 2008).

Bibliografia

  • Alves, D., Freitas, M. J., & Costa, T. (2007). PNEP - O conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da Educação
  • Bernardino, J. J., Freitas, F. R., Souza, D. G., Maranhe, E. A., & Bandini, H. H. (2006). Aquisição da leitura e escrita como resultado do ensino de habilidades de consciência fonológica. Revsita Brasileira de Educação Especial , pp. 423-450.
  • Bernstein, D. K., & Tiegerman-Faber, E. (2002). Language and Communication Disorders in Children. Allyn and Bacon.
  • Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise . Lisboa: Universidade Aberta.
  • Freitas, G. C. (2004). Sobre a consciência fonológica. In R. R. Lamprecht, Aquisição Fonológica do Português: Perfil de Desenvolvimento e Subsídios para a Terapia (pp. 177-192). Porto Alegre: Artmed.
  • Gamelas, A. M., Leal, T., Alves, M. J., & Grego, T. (s.d.). Contributos para o Desenvolvimento da Literacia: Clube de leitura. Obtido de http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/ot_clube_leitura_a.pdf
  • Hogan, T. P., Catts, H. W., & Little, T. D. (Outubro de 2005). The relationship Between Phonological Awareness and Reading Implications for the Assessment of Phonological Awareness. Language, Speech and Hearning Services in Schools , pp. 285 - 293.
  • http://office.microsoft.com/pt-pt/clipart/default.aspx?ver=12&app=winword.exe
  • Lane, H. B., & Pullen, P. C. (2004). A Sound Beginning: Phonological Awareness Assessment and Instruction. USA: Pearson Education, Inc.
  • Lopes, F. (Dezembro de 2004). O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicologia Escolar e Educacional , pp. 241-243.
  • Maluf, M. R., Zanella, M. S., & Pagnez, K. S. (2006). Habilidades Metalinguísticas e linguagem escrita nas pesquisas brasileiras. Boletim de Psicologia , pp. 67-92.
  • Mateus, M. H., Falé, I., & Freitas, M. J. (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
  • Melo, R. B. (2006). A relação entre consciência fonológica e aquisição da leitura e da escrita de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Moreira, V., Pimenta, H., & Marques, M. A. (2008). Gramática de Português. [s.l.]: Porto Editora.
  • Nancollis, A., Lawrie, B. A., & Dobb, B. (Outubro de 2005). Phonological Awareness Intervention and Aquisition of Literacy Skills in Children from Deprived Social Backgrounds. Language, Speech and Hearing Services in Schools , pp. 325-335.
  • Nascimento, L. C., & Knobel, K. A. (2009). Habilidades Auditivas e Consciência Fonológica: da teoria à prática. São Paulo: Pró-Fono.
  • Nunes, C., & Frota, S. (2006). Audio Training: Fundamentação teórica e prática. São Paulo: AM3 Artes.
  • Pestun, M. S. (2005). Consciência fonológica no início da escolarização e o desempenho ulterior em leitura e escrita: estudo correlacional. Estudos de Psicologia , pp. 407-412.
  • Rohl, M., & Pratt, C. (1995). Phonological awarness, verbal working memory and the acquisition of literacy”. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal , pp. 327-360.
  • Rvachew, S., Chiang, P.-Y., & Evans, N. (Janeiro de 2007). Characteristics of Speech Errors Produced by Children With and Without Delayed Phonological Awareness Skills. Language, Speech, and Hearing Services in Schools , pp. 60-71.
  • Santos, M. J., & Maluf, M. R. (Janeiro-Junho de 2007). Intervenções em consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita. Boletim Academia Paulista de Psicologia , pp. 95-108.
  • Schuele, C. M., & Boudreau, D. (Janeiro de 2008). Phonological Awareness Intervention: Beyond the basics. Language, Speech and Hearing Services in Schools , pp. 3-20.
  • Sim-Sim, I. (1998). Do uso da linguagem à consciência linguística. In I. Sim-Sim, Desenvolvimento da Linguagem (pp. 225-236). Lisboa: Universidade Aberta.
  • Smiley, L. R., & Goldstein, P. A. (1998). Language Delays and Disorders: From Research to Practice. San Diego: Singular Publishing.
  • Smit, A. B. (2004). Articulation and Phonology Resource Guide for School-Age Children and Adults. Nova Iorque: Thomson Delmar Learning.
  • Vale, A. P., & Caria, T. H. (1997). O uso racionalizado da cultura: o caso da relação entre a consciência metafonológica e a aquisição da leitura. Educação, Sociedade e Culturas , pp. 45-72.
  • Viana, F. L. (2006). As rimas e a consciência fonológica. Promovendo a competência leitora., (pp. 1-11). Lisboa.
  • Winson, B. (2007). Language Disorders Across the Life Span. USA: Thomson Delmar Learning.